Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
BLOG GRILO FALANTE: IDEIAS ESCOLARES

quarta-feira, 26 de maio de 2010

IDEIAS ESCOLARES

PESSOAL OLHA QUE IDÉIA GENIAL TEVE ESSE COLÉGIO COM UM SIMPLES TRABALHO DE RECICLAGEM!!!!!!
fonte das fotos: http://www.ca.ufsc.br/viagem_pri/caixa_leite/pages/DSC06637_JPG.htm Essa escola que elaborou esse projeto tem que ganha nota 1000 em criatividade.

PROJETO CASINHA DE CAIXA DE LEITE




PLANEJAMENTO



OBJETIVO GERAL: Construir uma casinha de bonecas utilizando caixas de leite.



JUSTIFICATIVA: Este projeto de trabalho foi pensado inicialmente para as turmas de alfabetização e aceleração que necessitavam de um enfoque diferenciado voltado para um resgate da auto-estima e da afetividade. Construir alguma coisa com as próprias mãos e ver sua obra terminada proporciona uma sensação de bem-estar bastante significativa. Depois de iniciado o trabalho: limpeza das caixas e organização das mesmas, o projeto despertou interesse das demais professoras da escola que se envolveram juntamente com suas turmas para conclusão do mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Construir uma maquete da casinha utilizando caixinhas de água de coco, todinho ou semelhante;

Colocar a casinha no corredor para que todas as turmas possam visualizar a mesma;

Dramatizar situações matemáticas;

Desenhar a sua casa;

Desenhar a planta baixa da casa.



MATEMÁTICA

Unir as caixas de leite com cola e fita adesiva;

Utilizar a planta baixa para a confecção das colunas;

Formar colunas com 15 caixas;

Desenvolver as operações matemáticas de acordo com a série;

Desenvolver problemas comparando custo das diferentes marcas de leite;

Trabalhar com unidades de medida;

Criar situações matemáticas de acordo com as atividades desenvolvidas;

Registrar no caderno ou no portfólio as atividades realizadas.


PORTUGUÊS

Realizar leitura dos rótulos das caixas de leite;

Realizar leituras de histórias como: Os Três Porquinhos, João e Maria, Cachinhos Dourados, Chapeuzinho Vermelho com temas que envolvem casa;

Comparar as marcas;

Construir textos individuais e coletivos com os temas leite e casa;

Registrar as atividades desenvolvidas;

Confeccionar jogo de memória com as palavras utilizadas.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Desenvolver as noções: dentro/fora; em cima/embaixo; direita/esquerda, etc. em relação à casinha;

Utilizar as caixas cheias de areia como jogos de construção; dominó de marcas; boliche, entre outros.

CIÊNCIAS

Reciclar as caixas de leite;

Desenvolver noções de cuidado com o meio ambiente;

Separar corretamente o lixo utilizando as lixeiras adequadamente;

Higienizar as caixas;

Demonstrar os tipos de leite existentes.

ESTUDOS SOCIAIS

Realizar visitas às casas dos colegas;

Trabalhar sobre o valor de se ter uma casa;

Visitar o laticínio Bom Gosto;

Inauguração da casa.


HORA DO CONTO

Dramatizar as histórias escolhidas pelas crianças utilizando a casa;

Utilizar a parede com janela e brincar com fantoches;

Contar ou inventar uma história envolvendo o tema casa.


EDUCAÇÃO PARA PENSAR

Refletir sobre os diferentes tipos de moradia utilizando a história dos Três Porquinhos;

Desenhar a casa que gostariam de morar.

► Outras atividades podem surgir e algumas podem não ser realizadas. O planejamento serve como sugestão de desenvolvimento do projeto, mas este deve ser flexível e acontecer de acordo com o que a turma sugere e está disposta a realizar. A observação das crianças feita pelo educador pode ser considerada o grande impulso para o planejamento por projetos, pois privilegia o olhar da criança, o que ela pede ou questiona. O projeto traz uma idéia de perspectiva, de linhas gerais que podem, no processo, receber melhores contornos, maiores definições. Pode ser desenvolvido e adaptado para qualquer grupo de educandos, em qualquer série, sendo articulado somente seus princípios e itens gerais.

RECURSOS MATERIAIS:

500 Caixas de leite;

3 Tubos de Cola cascorez;

10 Lixas

3 Pincéis largos;

Fita Transparente – o suficiente para colar as caixas e levantar as paredes;

5 metros de arame fino;

Ripas de madeira ou taquara para o telhado;

1 base de madeira de mais ou menos 1m²;

Retalho de paviflex para o assoalho

DESENVOLVIMENTO: De acordo com a característica de nossos alunos, ficou decidido que envolveria todas as turmas, uma vez que cada um construindo uma parte da casinha seria mais fácil conservá-la. A casinha passou a ser de toda a escola e não apenas para as crianças pequenas como era a idéia inicial. Cada turma fez a sua parte e desenvolveu as atividades que julgaram importantes. Algumas atividades não aconteceram, mas o projeto pode ser repetido e continuado no próximo ano, pois as turmas querem confeccionar os móveis e canteiros de flores para enfeitar a casinha. A planta baixa foi discutida com as professoras e cada uma acrescentou sugestões. O trabalho foi dividido por séries: as turmas das 1ª séries confeccionaram as colunas de uma das laterais; as turmas do pré e da 2ª série construíram a outra lateral; as turmas das 3ª séries se responsabilizaram pelas colunas do fundo e a frente ficou com as turmas das 4ª séries. A turma de alfabetização ficou responsável pela maquete e união das paredes. O telhado ainda está sendo terminado. A inauguração que estava prevista para a semana da criança ficou para o último dia de aula, dia 7 de dezembro com festa de encerramento e realização de amigo secreto. Neste dia as crianças também assistirão a uma mostra de fotos dos projetos em que se envolveram no decorrer do ano de 2005.

AVALIAÇÃO: Cada turma fará avaliação do projeto de acordo com as atividades que foram desenvolvidas. É um projeto que não se esgota, visto que pode ser continuado no próximo ano. E esta é a verdadeira intenção dos projetos – que não se esgotem, que tenham continuidade. Um verdadeiro projeto envolve muito trabalho e para que se atinja os objetivos, a equipe deve se envolver como um todo. O trabalho em equipe é que contribui para o sucesso do projeto.

Fonte: http://aprenderemconstrucao.blogspot.com/2007/12/projeto-pedaggico-casinha-de-caixa-de.html
Projeto de Andréia Santos da Costa Ferrão Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário