Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
BLOG GRILO FALANTE

terça-feira, 20 de julho de 2010

Material Pedagógico


1- Calendário (cartaz com a escrita dos numerais de forma visivel)

Objetivos:

•Desenvolver a noção de tempo(ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro)

•Reconhecimento de numerais.

•Representação de numerais em sequência.

•Noção de antecessor e sucessor.

•Percepção de numerais como símbolos que representam quantidade (número) e acontecimentos (noção do tempo).

•Resolução de situações problema.

2- Cartaz de Frequência

Objetivos:

•Acompanhar, junto à turma, a frequência dos alunos.

•Proporcionar a cada aluno a avaliação da sua própria frequência.

•Encaminhar casos de alunos que apresentam infrequentes.

•Levar o aluno a perceber o nome como uma palavra composta por letras e sílabas.

•Ressalatar a importãncia de cada aluno no grupo.

3- Ficha de numerais (material para cada aluno).

Objetivos:

•Reconhecimento de numerais formados por um ou mais algarismos.

•Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor ordem crescente e decrescente, acima e abaixo de, entre, próximo e distante de.

•Desenvolver a noção de numeral (símbolo) e número (quantidade).

4- Cartaz "Quantos Somos"

Objetivo:

•Desenvolver a noção de adição e subtração envolvendo a idéia de: a mais e menos que, mais e menos que, soma de parcelas, subtração de partes.

5- Cartaz de Sequência numérica

Objetivos:

•Reconhecimento de numerais ( Percepção dos numerais que representam dezenas exatas, dos antecessors às dezenas exatas).

•Visualização para assimilação da sequência numérica.

•Relacionar numerais (símbolo) à número (quantidade).

•Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor, acima e abaixode, entre, depois e antes de, mais próximo e mais distante de.

6- Alfabeto móvel

Objetivo:

•Proporcionar atividades para que o aluno avance em relação ao nível da escrita.

7- Alfabeto de parede


Objetivo:

•Reconhecimento das letras do alfabeto no que se refere ao nome-desenho-som.

8- Ficha do nome completo

Objetivos:

•Desenvolver atividades referentes ao nome próprio.

•Ressaltar a importância do nome na formação da identidade.

•Desenvolver no aluno a escrita correta do seu nome.

9- Material para leitura (revistas e livros)


Objetivos:

•Desenvolver atividades que envolvem recortes.

•Material de apoio ao professor frente à correção individual de atividade.

•Desenvolver projetos de leitura.

10- Material para contagem

Objetivos:

•Resolução de problemas matemáticos.

•Representação de quantidades.

•Desenvolver a noção de adição e subtração.

•Relacionar número e numeral.

11- Cartaz dos aniversariantes do mês


Objetivos:

•Relacionar numerais ao acontecimentos significativos (noção de tempo).

•Considerar aspectos importantes para a formação da identidade (data do meu nascimento).

•Interação social- Relacionamento afetivo - Entrosamento entre os colegas.

•Desenvolver a noção de tempo (ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro).

•Reconhecimento de numerais.

•Construção do conceito de números (quantidade).

•Representação de numerais como: símbolo social, quantidade.

•Resolução de situação problema envolvendo a ideia de adição e subtração.

•Ressaltar aspectos importantes na formação da identidade.

12- Caderno para fixação de teste dos alunos ( material para cada aluno)

Objetivos:

•Registro das atividades dos alunos para apresentação em dia de reunião de pais.

•Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.

Obs: os cadernos devem ser encapados e guardados no armário da professora.


13- Três cadernos para o professor ( Reunião pedagógica, registro do desenvolvimento dos alunos e plano de aula)


Objetivos:

•Acompanhamento dos assuntos discutidos em reunião pedagógica e administrativa.

•Organização dos planejamentos diários.

•Registro do desenvolvimento dos alunos.

14- Caixas encapadas para guardar o material de uso coletivo

Objetivos:

•Apresentar aos alunos parâmetros para a organização.

•proporcionar condições para desenvolver nos alunos a responsabilidade frente ao uso de materiais que pertencem ao coletivo.

E outros... Atendendo a necessidade de cada turma!

(MÉRITOS DO BLOG TOQUE DELICADO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário