Material Pedagógico
1- Calendário (cartaz com a escrita dos numerais de forma visivel)
Objetivos:
•Desenvolver a noção de tempo(ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro)
•Reconhecimento de numerais.
•Representação de numerais em sequência.
•Noção de antecessor e sucessor.
•Percepção de numerais como símbolos que representam quantidade (número) e acontecimentos (noção do tempo).
•Resolução de situações problema.
2- Cartaz de Frequência
Objetivos:
•Acompanhar, junto à turma, a frequência dos alunos.
•Proporcionar a cada aluno a avaliação da sua própria frequência.
•Encaminhar casos de alunos que apresentam infrequentes.
•Levar o aluno a perceber o nome como uma palavra composta por letras e sílabas.
•Ressalatar a importãncia de cada aluno no grupo.
3- Ficha de numerais (material para cada aluno).
Objetivos:
•Reconhecimento de numerais formados por um ou mais algarismos.
•Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor ordem crescente e decrescente, acima e abaixo de, entre, próximo e distante de.
•Desenvolver a noção de numeral (símbolo) e número (quantidade).
4- Cartaz "Quantos Somos"
Objetivo:
•Desenvolver a noção de adição e subtração envolvendo a idéia de: a mais e menos que, mais e menos que, soma de parcelas, subtração de partes.
5- Cartaz de Sequência numérica
Objetivos:
•Reconhecimento de numerais ( Percepção dos numerais que representam dezenas exatas, dos antecessors às dezenas exatas).
•Visualização para assimilação da sequência numérica.
•Relacionar numerais (símbolo) à número (quantidade).
•Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor, acima e abaixode, entre, depois e antes de, mais próximo e mais distante de.
6- Alfabeto móvel
Objetivo:
•Proporcionar atividades para que o aluno avance em relação ao nível da escrita.
7- Alfabeto de parede
Objetivo:
•Reconhecimento das letras do alfabeto no que se refere ao nome-desenho-som.
8- Ficha do nome completo
Objetivos:
•Desenvolver atividades referentes ao nome próprio.
•Ressaltar a importância do nome na formação da identidade.
•Desenvolver no aluno a escrita correta do seu nome.
9- Material para leitura (revistas e livros)
Objetivos:
•Desenvolver atividades que envolvem recortes.
•Material de apoio ao professor frente à correção individual de atividade.
•Desenvolver projetos de leitura.
10- Material para contagem
Objetivos:
•Resolução de problemas matemáticos.
•Representação de quantidades.
•Desenvolver a noção de adição e subtração.
•Relacionar número e numeral.
11- Cartaz dos aniversariantes do mês
Objetivos:
•Relacionar numerais ao acontecimentos significativos (noção de tempo).
•Considerar aspectos importantes para a formação da identidade (data do meu nascimento).
•Interação social- Relacionamento afetivo - Entrosamento entre os colegas.
•Desenvolver a noção de tempo (ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro).
•Reconhecimento de numerais.
•Construção do conceito de números (quantidade).
•Representação de numerais como: símbolo social, quantidade.
•Resolução de situação problema envolvendo a ideia de adição e subtração.
•Ressaltar aspectos importantes na formação da identidade.
12- Caderno para fixação de teste dos alunos ( material para cada aluno)
Objetivos:
•Registro das atividades dos alunos para apresentação em dia de reunião de pais.
•Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.
Obs: os cadernos devem ser encapados e guardados no armário da professora.
13- Três cadernos para o professor ( Reunião pedagógica, registro do desenvolvimento dos alunos e plano de aula)
Objetivos:
•Acompanhamento dos assuntos discutidos em reunião pedagógica e administrativa.
•Organização dos planejamentos diários.
•Registro do desenvolvimento dos alunos.
14- Caixas encapadas para guardar o material de uso coletivo
Objetivos:
•Apresentar aos alunos parâmetros para a organização.
•proporcionar condições para desenvolver nos alunos a responsabilidade frente ao uso de materiais que pertencem ao coletivo.
E outros... Atendendo a necessidade de cada turma!
(MÉRITOS DO BLOG TOQUE DELICADO)
terça-feira, 20 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário