Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
BLOG GRILO FALANTE

domingo, 25 de abril de 2010

Projeto História em Quadrinho!!!!!



Introdução:

As histórias em quadrinho da Turma da Mônica conhecidas conhecidas pelo público infantil e podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como os personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com algum deles. Neste trabalho iremos usar a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento como personagens centrais para trabalhar temas transversais com as crianças, não excluindo os demais.


Justificativa

O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho do professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.


Objetivo

Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador

Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.


 (Perfil da Turma)

Alunos do 1º Ano – (Alfabetização - de 6 anos)

Número de Aulas

10 aulas ou mais- Sendo que 2 ou 3 por semana, dependendo do interesse dos alunos


Estratégia:

Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um
Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica
Trabalho com a leitura em voz alta
Interpretação da seqüência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos
Escolha do personagem favorito


Recursos de Ensino:

Começar o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
Cartaz da Turma da Mônica.
Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica (Paramount Pictures.)
Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda
Confeccionar um bichinho de estimação da Mônica para as crianças e colocar no palito
Colorir boneco do cebolinha
Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta
Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens
Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos, deverá registrar em sua folha aqueles encontrados
Escrita espontânea de uma história em quadrinhos e nomes de personagens
CD Música da Turma da Mônica

Conteúdos:
-Linguagem:

Análise fonológica (contagem de sílabas, primeira sílaba, dissílaba, monossilabas...), escrita espontânea, formação de palavras, frases e textos apartir de figuras, textos coletivos.
-Estudos Sociais (Sociedade)

Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural e as diferenças sociais com o Chico Bento

-Ciências (Natureza)

Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social com o Cascão

-Matemática- Tratamento de Informações:
Fazer a contagem e o grafico dos persongens principais que eles mais gostaram.

Incentivos:
Lembrancinhas em palitinhos;
Pinturas,
Máscaras,
Calendário para colorir,
Adesivos para cadernos,
Incentivos para cadernos
Cartazes de Combinados, regras de convivência

Nenhum comentário:

Postar um comentário