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BLOG GRILO FALANTE: Algumas áreas que o pedagogo pode seguir!!!!!!!

domingo, 16 de maio de 2010

Algumas áreas que o pedagogo pode seguir!!!!!!!

Pós em pedagogia hospitalar:

O curso de Pós-graduação em Pedagogia Hospitalar proporciona uma nova possibilidade de trabalho para o educador dentro do ambiente hospitalar. Trata-se de uma Pedagogia do presente, centrando-se na situação emergencial e transitória do educando hospitalizado, criando a oportunidade de interação com o enfermo, equipe hospitalar, família e escola. É uma nova realidade de atuação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, pois envolve saberes em prol da vida. Para tanto, o profissional que pretende atuar na educação hospitalar necessita de uma formação diferenciada para desenvolver propostas pedagógicas flexíveis, tendo em vista o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e adolescente hospitalizados.




Público-alvo:

Egressos dos cursos de Pedagogia, Letras, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, professores de Educação Especial e psicopedagogos que tenham interesse na área.



Áreas de atuação:

Hospitais, brinquedotecas, gestão de Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, Projeto Ler e Escrever, entre outros.


Disciplinas:


Aspectos Legais das Classes Hospitalares; Bioética; Didática e Metodologia do Ensino Superior; Aprendizagem e Desenvolvimento; Estruturas lúdicas de aprendizagem; Brinquedoteca Hospitalar; Metodologia da Pesquisa Científica; Arte e Educação: Qualidade de vida, Serviços em saúde, Humanização na Educação Hospitalar; Psicanálise da criança e do adolescente; Programa de Saúde; Relacionamento Interpessoal e Comunicação e Hospitalização e Ruptura do Cotidiano.

Carga Horária:

468 horas.

Duração:

14 meses (368 horas de aulas teóricas e 100 horas de monografia).


Pós em pedagogia social:

Objetivos:


Analisar elementos teóricos, metodológicos e práticos da pedagogia social; reconhecendo e valorizando a multiplicidade de ações educativas que estão presentes na vida cotidiana, com a finalidade de descobrir o processo educativo nas relações sociais e a fundamentação pedagógica na atividade social e comunitária. Formar educadores sociais para a construção e o desenvolvimento das propostas de educação social em seus distintos âmbitos de ação e de intervenção sócio-educativa, garantindo a formação integral dos indivíduos e sendo coerente com a aspiração de um protagonismo da vida cotidiana, capaz de reconhecer, valorizar e exercer seus direitos individuais e coletivos.

Dirigido a:

Profissionais da área de educação formal e não-formal, da área social, da saúde e da cultura que trabalham com a reintegração social.

Conteúdo:

Disciplinas:





- Formação do Povo Brasileiro e Análise da Conjuntura Atual

- Política Pública e a Aplicação dos Estatutos e da LOAS

- Pedagogia Social: Histórico e Conceitos

- Conceito de Educação Social e Intervenção Sócio-Educativa

- Fundamentos Antropológicos da Educação Social

- Psicologia do Desenvolvimento: Contextos e Socialização

- Educação Popular: Prática da Liberdade e da Autonomia

- Educação de Jovens e Adultos: Suas Metodologias e Implicações

- Educação Comunitária: Contextos e Significados

- Animação Sócio-Cultural: da Criança ao Idoso

- Redes Sociais: Planejamento, Estrutura e Sustentabilidade

- Metodologia do Trabalho Científico

- Orientação das Monografias

 
 
Curso: Pós em Pedagogia Empresarial



Público-alvo:



Profissionais com formação superior em pedagogia, psicologia, administração, engenharia e áreas afins.


Objetivo(s):



• Compreender o contexto socioeconômico-cultural-produtivo externo e interno da organização, bem como situar o trabalho como processo educativo e ético na sociedade do conhecimento;

• Identificar e aplicar princípios pedagógico-educacionais que potencializem o desenvolvimento da organização e de seus integrantes;

• Fomentar a produção de conhecimentos científico-pedagógicos necessários ao desenvolvimento das organizações;

• Estudar a influência dos fatores sociológicos, psicológicos e antropológicos nos processos de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de recursos humanos nas empresas;

• Estruturar setores de ensino e treinamento em empresas;

• Capacitar interessados em trabalhar em empresas, integrando-os nos processos de gestão empresarial.


Carga Horária: 360 horas/aula



Disciplinas:



A Abordagem Ergológica I, II

Administração de Empresas e Planejamento Estratégico

As Ferramentas da Gestão do Trabalho

Dinâmicas Organizacionais

Gestão de Recursos Humanos e a Cultura Organizacional

Gestão Estratégica de Pessoas e Competências

Métodos e Técnicas de Ensino e Treinamento na Empresa

Métodos e Técnicas de Pesquisa na Empresa

Mundo Contemporâneo e Ética Profissional I, II

O Processo de Construção de Conhecimento nas Empresas

Projetos Educacionais na Empresa: desenvolvimento e execução I, II e III

Relações de Trabalho e de Poder na Empresa

Tendências Empresariais e Intervenção Ergológica I, II

Tópicos Especiais em Pedagogia Empresarial

 
 
Pós em Gestão Pedagógica: Supervisão e Orientação Educacional
 
 
 
Objetivos


O Curso de Pós-graduação em Gestão Pedagógica: Supervisão e Orientação Educacional visa capacitar profissionais para atuar na Supervisão Escolar e na Orientação Educacional dos espaços pedagógicos, visando planejar, implementar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas, com vistas ao sucesso do processo educativo em escolas, instituições, empresas e organizações, habilitando-os também ao magistério superior.



Objetivos Específicos

Ao concluir o curso, o profissional estará apto a:

- Desenvolver projetos na área de Supervisão e Orientação Educacional.

- Conhecer as especificidades do trabalho escolar e do cotidiano escolar.



Justificativa

Considerando a importância do trabalho educativo, especialmente no momento em que a aprendizagem chama a atenção não apenas no universo escolar, mas também nos espaços empresariais e organizacionais, entendemos que a formação de profissionais em nível de pós-graduação atende uma demanda que tende a se intensificar e qualificar, exigindo cursos de alto nível teórico e prático, que reflitam o comprometimento com os esforços empreendidos pelos profissionais da área.

Público-alvo

O público-alvo do Curso de Gestão Pedagógica: Supervisão e Orientação Educacional é formado por graduados de uma maneira geral, em especial pedagogos, professores e administradores.

 
 
Pós em Psicopedagogia: Clínica e Institucional
 
 
Objetivos



O curso Psicopedagogia: Clínica e Institucional oferece um currículo inovador, que tem como objetivo oferecer uma formação integrada. A partir de uma visão ampla, atual e crítica da psicopedagogia, proporcionando aos profissionais de nível superior (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, etc.) interessados no estudo dos processos de aprendizagem e dos obstáculos que se interpõem à sua consecução, instrumentos teórico e clínico sobre os fundamentos da psicopedagogia clínica e institucional. Objetiva, por outro lado, qualificar suas práticas na clínica e/ou instituições de ensino, capacitando a realizar diagnóstico, intervenção, e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem dentro de uma perspectiva clínica e institucional.



Pré-Requisitos

Diploma de ensino superior.



Público-Alvo



Profissionais de nível superior e interessados em atuar na área da psicopedagogia.



Disciplinas

DINAMICA DE GRUPO - 52 h

EDUCAÇÃO PSICOMOTORA - 39 h

INTRODUÇÃO A PSICOPEDAGOGIA - 40 h

METODOLOGIA DA PESQUISA I - 39 h

METODOLOGIA DA PESQUISA II - 39 h

PRÁTICA ESPECÍFICA I - 52 h

PRÁTICA ESPECÍFICA II - 52 h

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - 52 h

PSICOPATOLOGIA - 40 h

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA - 52 h

PSICOPEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO - 39 h

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - 52 h

TEORIA PSICANALÍTICA - 52 h



Total de Horas: 600 h



Perfil Profissional

O curso Psicopedagogia Clínica e Institucional é um novo programa de pós-graduação que foi desenvolvido segundo as mais recentes demandas do ambiente educacional e institucional em termos de multidisciplinaridade, flexibilidade e criatividade, visando oferecer uma formação integrada.



Mercado de Trabalho

O especialista em psicopedagogia clínica e institucional poderá atuar em empresas no setor de RH, em escolas, creches e clínicas multidisciplinares. Poderá desempenhar atividades de coordenação, supervisão e orientação em projetos de aprendizagem e saúde, na prevenção e intervenção de problemas e dificuldades de aprendizagem e em pesquisas relacionadas ao processo de ensino/aprendizagem

2 comentários:

  1. Muito interessante. Adorei seu espaço.
    Bjokas!

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  2. Postei essa matéria para as pessoas que acham que pedagogia não é legal começarem a ver de outro modo,e abrange várias áreas.Beijocas também e muito obrigada pela visitinha

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