Pós em pedagogia hospitalar:
O curso de Pós-graduação em Pedagogia Hospitalar proporciona uma nova possibilidade de trabalho para o educador dentro do ambiente hospitalar. Trata-se de uma Pedagogia do presente, centrando-se na situação emergencial e transitória do educando hospitalizado, criando a oportunidade de interação com o enfermo, equipe hospitalar, família e escola. É uma nova realidade de atuação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, pois envolve saberes em prol da vida. Para tanto, o profissional que pretende atuar na educação hospitalar necessita de uma formação diferenciada para desenvolver propostas pedagógicas flexíveis, tendo em vista o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e adolescente hospitalizados.
Público-alvo:
Egressos dos cursos de Pedagogia, Letras, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, professores de Educação Especial e psicopedagogos que tenham interesse na área.
Áreas de atuação:
Hospitais, brinquedotecas, gestão de Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, Projeto Ler e Escrever, entre outros.
Disciplinas:
Aspectos Legais das Classes Hospitalares; Bioética; Didática e Metodologia do Ensino Superior; Aprendizagem e Desenvolvimento; Estruturas lúdicas de aprendizagem; Brinquedoteca Hospitalar; Metodologia da Pesquisa Científica; Arte e Educação: Qualidade de vida, Serviços em saúde, Humanização na Educação Hospitalar; Psicanálise da criança e do adolescente; Programa de Saúde; Relacionamento Interpessoal e Comunicação e Hospitalização e Ruptura do Cotidiano.
Carga Horária:
468 horas.
Duração:
14 meses (368 horas de aulas teóricas e 100 horas de monografia).
Pós em pedagogia social:
Objetivos:
Analisar elementos teóricos, metodológicos e práticos da pedagogia social; reconhecendo e valorizando a multiplicidade de ações educativas que estão presentes na vida cotidiana, com a finalidade de descobrir o processo educativo nas relações sociais e a fundamentação pedagógica na atividade social e comunitária. Formar educadores sociais para a construção e o desenvolvimento das propostas de educação social em seus distintos âmbitos de ação e de intervenção sócio-educativa, garantindo a formação integral dos indivíduos e sendo coerente com a aspiração de um protagonismo da vida cotidiana, capaz de reconhecer, valorizar e exercer seus direitos individuais e coletivos.
Dirigido a:
Profissionais da área de educação formal e não-formal, da área social, da saúde e da cultura que trabalham com a reintegração social.
Conteúdo:
Disciplinas:
- Formação do Povo Brasileiro e Análise da Conjuntura Atual
- Política Pública e a Aplicação dos Estatutos e da LOAS
- Pedagogia Social: Histórico e Conceitos
- Conceito de Educação Social e Intervenção Sócio-Educativa
- Fundamentos Antropológicos da Educação Social
- Psicologia do Desenvolvimento: Contextos e Socialização
- Educação Popular: Prática da Liberdade e da Autonomia
- Educação de Jovens e Adultos: Suas Metodologias e Implicações
- Educação Comunitária: Contextos e Significados
- Animação Sócio-Cultural: da Criança ao Idoso
- Redes Sociais: Planejamento, Estrutura e Sustentabilidade
- Metodologia do Trabalho Científico
- Orientação das Monografias
Curso: Pós em Pedagogia Empresarial
Público-alvo:
Profissionais com formação superior em pedagogia, psicologia, administração, engenharia e áreas afins.
Objetivo(s):
• Compreender o contexto socioeconômico-cultural-produtivo externo e interno da organização, bem como situar o trabalho como processo educativo e ético na sociedade do conhecimento;
• Identificar e aplicar princípios pedagógico-educacionais que potencializem o desenvolvimento da organização e de seus integrantes;
• Fomentar a produção de conhecimentos científico-pedagógicos necessários ao desenvolvimento das organizações;
• Estudar a influência dos fatores sociológicos, psicológicos e antropológicos nos processos de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de recursos humanos nas empresas;
• Estruturar setores de ensino e treinamento em empresas;
• Capacitar interessados em trabalhar em empresas, integrando-os nos processos de gestão empresarial.
Carga Horária: 360 horas/aula
Disciplinas:
A Abordagem Ergológica I, II
Administração de Empresas e Planejamento Estratégico
As Ferramentas da Gestão do Trabalho
Dinâmicas Organizacionais
Gestão de Recursos Humanos e a Cultura Organizacional
Gestão Estratégica de Pessoas e Competências
Métodos e Técnicas de Ensino e Treinamento na Empresa
Métodos e Técnicas de Pesquisa na Empresa
Mundo Contemporâneo e Ética Profissional I, II
O Processo de Construção de Conhecimento nas Empresas
Projetos Educacionais na Empresa: desenvolvimento e execução I, II e III
Relações de Trabalho e de Poder na Empresa
Tendências Empresariais e Intervenção Ergológica I, II
Tópicos Especiais em Pedagogia Empresarial
Pós em Gestão Pedagógica: Supervisão e Orientação Educacional
Objetivos
O Curso de Pós-graduação em Gestão Pedagógica: Supervisão e Orientação Educacional visa capacitar profissionais para atuar na Supervisão Escolar e na Orientação Educacional dos espaços pedagógicos, visando planejar, implementar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas, com vistas ao sucesso do processo educativo em escolas, instituições, empresas e organizações, habilitando-os também ao magistério superior.
Objetivos Específicos
Ao concluir o curso, o profissional estará apto a:
- Desenvolver projetos na área de Supervisão e Orientação Educacional.
- Conhecer as especificidades do trabalho escolar e do cotidiano escolar.
Justificativa
Considerando a importância do trabalho educativo, especialmente no momento em que a aprendizagem chama a atenção não apenas no universo escolar, mas também nos espaços empresariais e organizacionais, entendemos que a formação de profissionais em nível de pós-graduação atende uma demanda que tende a se intensificar e qualificar, exigindo cursos de alto nível teórico e prático, que reflitam o comprometimento com os esforços empreendidos pelos profissionais da área.
Público-alvo
O público-alvo do Curso de Gestão Pedagógica: Supervisão e Orientação Educacional é formado por graduados de uma maneira geral, em especial pedagogos, professores e administradores.
Pós em Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Objetivos
O curso Psicopedagogia: Clínica e Institucional oferece um currículo inovador, que tem como objetivo oferecer uma formação integrada. A partir de uma visão ampla, atual e crítica da psicopedagogia, proporcionando aos profissionais de nível superior (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, etc.) interessados no estudo dos processos de aprendizagem e dos obstáculos que se interpõem à sua consecução, instrumentos teórico e clínico sobre os fundamentos da psicopedagogia clínica e institucional. Objetiva, por outro lado, qualificar suas práticas na clínica e/ou instituições de ensino, capacitando a realizar diagnóstico, intervenção, e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem dentro de uma perspectiva clínica e institucional.
Pré-Requisitos
Diploma de ensino superior.
Público-Alvo
Profissionais de nível superior e interessados em atuar na área da psicopedagogia.
Disciplinas
DINAMICA DE GRUPO - 52 h
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA - 39 h
INTRODUÇÃO A PSICOPEDAGOGIA - 40 h
METODOLOGIA DA PESQUISA I - 39 h
METODOLOGIA DA PESQUISA II - 39 h
PRÁTICA ESPECÍFICA I - 52 h
PRÁTICA ESPECÍFICA II - 52 h
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - 52 h
PSICOPATOLOGIA - 40 h
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA - 52 h
PSICOPEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO - 39 h
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - 52 h
TEORIA PSICANALÍTICA - 52 h
Total de Horas: 600 h
Perfil Profissional
O curso Psicopedagogia Clínica e Institucional é um novo programa de pós-graduação que foi desenvolvido segundo as mais recentes demandas do ambiente educacional e institucional em termos de multidisciplinaridade, flexibilidade e criatividade, visando oferecer uma formação integrada.
Mercado de Trabalho
O especialista em psicopedagogia clínica e institucional poderá atuar em empresas no setor de RH, em escolas, creches e clínicas multidisciplinares. Poderá desempenhar atividades de coordenação, supervisão e orientação em projetos de aprendizagem e saúde, na prevenção e intervenção de problemas e dificuldades de aprendizagem e em pesquisas relacionadas ao processo de ensino/aprendizagem
domingo, 16 de maio de 2010
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Muito interessante. Adorei seu espaço.
ResponderExcluirBjokas!
Postei essa matéria para as pessoas que acham que pedagogia não é legal começarem a ver de outro modo,e abrange várias áreas.Beijocas também e muito obrigada pela visitinha
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