Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
BLOG GRILO FALANTE: PROJETO PARLENDAS

segunda-feira, 5 de julho de 2010

PROJETO PARLENDAS

INSTITUIÇÃO:


TURMA: TURNO:


PROFESSORA:


DURAÇÃO DO PROJETO: ...../...../.......À ..../....../......


DIREÇÃO:


COORDENAÇÃO:


TEMA DO PROJETO: Brincando e Aprendendo com Parlendas
JUSTIFICATIVA:
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos através das parlendas.


Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. ransmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação.


O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.


Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.
OBJETIVO GERAL:
Permitir que as crianças possam brincar com parlendas, trava-línguas em atividades rítmicas que trabalhem percepção sonora, atenção e concentração, através do resgate da nossa herança cultural
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- Propiciar a ampliação da linguagem oral;


- Dar ao aluno a oportunidade de memorizar e reproduzir rimas e parlendas;


- Desenvolver a percepção auditiva e visual através de parlendas;


- Produzir diversas técnicas plásticas tais como: desenho, modelagem, colagem e pintura através das parlendas;


- Desenvolver a coordenação motora;


- Desenvolver a sociabilização.


MATERIAIS NECESSÁRIOS:
CDs, aparelho de som, cartolinas, pincéis atômicos, giz de cera, tesoura, DVD, aparelho de televisão, gravuras, livros didáticos, livros de parlendas, máquina digital, papel manilha etc.
METODOLOGIA ( DESENVOLVIMENTO):

-Contar para os alunos parlendas ;


- Cantar e dançar a música em vários ritmos até que os alunos conheçam e


entendam o ritmo e a letra;


- Pedir que imitem através de gestos os ritmos da parlenda;


- Escrever várias parlendas em cartolinas e fixar na sala de aula;


- Organizar pequenos círculos onde cada aluno ouvirão e acompanharão com gestos várias parlendas


CULMINÂNCIA:


Será feita uma exposição através de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituição.
AVALIAÇÃO:


Será através de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.


(Méritos da Pedagoga Cláudia blog canal pedagógico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário