Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
BLOG GRILO FALANTE: Para analisar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Para analisar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A sondagem da escrita dos alunos



É fundamental que seja realizada uma avaliação diagnóstica ou sondagem, para partirmos do que nossos alunos já sabem, tornando assim, nosso ensino muito mais significativo e coerente.


Para fazer a sondagem, organizar uma lista de palavras com o mesmo tema. A lista deve ser iniciada com as palavras polissílabas, depois as trissílabas, dissílabas e monossílabas, por último uma frase referente a lista utilizada. Veja exemplos abaixo.


A sondagem deve ser realizada individualmente.


Como realizar a sondagem: Numa folha de sulfite, pedir ao aluno que escreva o seu nome. Abaixo do nome a professora dita a palavra inteira, não em sílabas. O aluno escreve e o professor solicita a leitura da palavra. O aluno lê apontando com o dedo o que escreveu. Ao término da sondagem, o professor registra no ditado, a forma como o aluno leu (global e/ou silabicamente), a fase de escrita em que se encontra e outras informações importantes.


A cada bimestre deve ser realizada uma nova sondagem para verificar os avanços dos alunos.


Exemplos:


Lista de animais


DINOSSAURO


CAMELO


RATO





Frase: O RATO SAIU DA TOCA.

Lista de material escolar


LAPISEIRA


CADERNO


LÁPIS


GIZ


Frase: O LÁPIS CAIU NO CHÃO.


A sondagem deve ser realizada tanto com crianças como com adultos em fase de alfabetização.



Como trabalhar com as fases da Aquisição da Escrita



Com sondagem das fases de aquisição da escrita dos seus alunos, você pode desenvolver uma série de atividades que auxiliam no confronto e avanços das hipóteses de escrita dos alunos.Aqui estão algumas sugestões:


ESCRITA PRE-SILÁBICA


• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.


• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.


• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;


• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos oudesenhos;


• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;


• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;


• Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho(número de letras).Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,palavras conhecidas).


• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras, registrando-as;


ESCRITA SILÁBICA


• Fazer listas e ditados variados (dos alfabetizandos ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de ingredientes para uma receita, nomes de animais, questões para um projeto).


• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita


.• Ditado de palavras do texto.


• Análise oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto.


• Lista de palavras com a mesma silaba final ou inicial;


• Escrever palavras dado a letra inicial;


• Ligar desenho a primeira letra da palavra;


• Usar jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas, caça-palavras);


• Organizar supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas,diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;


• Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias,pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas.


• Produção de textos, ditados, listas.


ESCRITA SILÁBICA-ALFABÉTICA


• Ordenar frases do texto;


• Completar frases, palavras, sílabas e letras das palavras dotexto;


• Dividir palavras em sílabas;


• Formar palavras a partir de sílabas;


• Ligar palavras ao número de sílabas;


• Produção de textos, ditados, listas.


ESCRITA ALFABÉTICA


• Investir em conversas e debates diários.


• Possibilitar o uso de estratégias de leitura, além da decodificação


.• Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem


.• Produção coletiva de diversos tipos de textos.


• Análise lingüística das palavras


.• Reescrita de texto(individual / coletiva)


.• Revisão de texto.


• Atividades de escrita: complete, forca, enigma, stop, cruzadinha, lacunado, caça-palavra.


• Copiar palavras inteiras;


• Contar número de letra ou palavra de uma frase;


• Pintar intervalos entre as palavras;


• Completar letras que faltam de uma palavra;


• Ligar palavras ao número de letras e a letra inicial;


• Circular ou marcar letra inicial ou final;


• Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou palavra-chave.


• Produção de textos, ditados, listas.

Muito interessante para o professor alfabetizador!
(fonte blog:http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário