Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
BLOG GRILO FALANTE: CINEMINHA NA ESCOLA!!!!

sábado, 22 de janeiro de 2011

CINEMINHA NA ESCOLA!!!!

Cinema na escola

Saiba como filmes podem contribuir para a formação e o exercício de cidadania


Por Aline Silva






















Objetivos:

★ Desenvolver a percepção

★Desenvolver as funções sensoriais

★Desenvolver as funções motoras



Saber escrever um bom texto, conhecer obras literárias e autores famosos são virtudes extremamente reconhecidas em nossa sociedade. Mas a prática de assistir filmes e debater sobre o seu conteúdo também tem se mostrado altamente relevante para auxiliar na formação cultural das crianças, bem como na formação da cidadania. Utilizado como recurso pedagógico, o cinema explora outras visões de mundo, auxiliando na criação da personalidade e possibilitando enxergar outras práticas sociais. Mas para seu caráter educativo ser colocado em prática é necessário que os pedagogos estimulem o debate e a análise das obras, para que as crianças possam interpretá-las e criar identificação social, podendo assim formar sua própria maneira de enxergar o mundo. No Colégio Magister, em São Paulo (SP), acontece há dois anos o projeto "Cineminha", que consiste na apresentação de filmes aos alunos, seguidos de debates para complementar os temas trabalhados em sala de aula. Tatiana Gola, coordenadora pedagógica do ensino fundamental I, explica como ele funciona.

Qual o papel do cinema na formação dos alunos?

O cinema possui o papel fundamental de comunicador social, e tem profunda importância na formação da personalidade de crianças e jovens pois, por meio das imagens e do som, o cérebro das nossas crianças e jovens é estimulado o tempo todo. A imagem é gravada com maior facilidade, e seus efeitos, tanto positivos quanto negativos, deixam suas marcas e mantêm neles um eco prolongado que, às vezes, fica impresso para sempre.

Como o cinema pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania?


Por meio da exploração de histórias do cotidiano, que quando são visualizadas são interiorizadas pelos alunos, possibilitando reflexões de atitudes e valores de cidadania.

Como são elaboradas as atividades?

As atividades que envolvem cinema são elaboradas como ferramenta de apoio para dar subsídios a temas abordados em sala de aula. As professoras escolhem os filmes de acordo com o que estão desenvolvendo nas disciplinas curriculares, ampliando o olhar dos alunos. Em alguns momentos há a ampliação desse olhar por meio de outros recursos, como por exemplo o livro. Este ano os alunos leram o livro O Fantástico Mundo de Feiurinha e depois assistiram ao filme, podendo comparar as diferentes formas de expressão. Em seguida, elencaram o que era diferente e o que era semelhante em cada uma das linguagens.

Como são feitas as discussões sobre os filmes assistidos?



Utilizamos diferentes estratégias para discutirmos as obras assistidas. Os alunos preenchem roteiros, discutem em rodas de conversa, são estimulados a debater o assunto e a registrar suas opiniões.

Nessas discussões são levantadas as questões culturais, sociais e econômicas?

Sim, até porque acreditamos que é importante contextualizarmos as obras a essas questões, de maneira a ampliar o olhar e a refl exão dos alunos para construírem com propriedade seus argumentos de análise.

"As atividades que envolvem cinema são elaboradas como ferramenta de apoio aos temas abordados em sala de aula"

Quais os resultados obtidos com o projeto "Cineminha"?

Percebemos um envolvimento muito grande dos alunos nesse projeto e os resultados são mensurados no dia a dia dos alunos por meio das mudanças de atitudes, como o aumento do senso crítico. Este ano, por exemplo, tivemos alto índice de aprovação em uma das atividades com o 5º ano. Os alunos leram A Chave do Tamanho, de Monteiro Lobato, e assitiram trechos dos filmes A Queda, A Lista de Schindler e Anjos da Guerra, para analisar o contexto histórico da época em que Monteiro Lobato escreveu o livro e elaborar uma pesquisa sobre este período. Essa pesquisa foi exposta na Mostra Cultural que o colégio promove anualmente.
Para saber mais:

★ Discurso e Ensino: O Cinema na Escola, de Carmen Zink Bolognini (Editora Mercado de Letras)

★ Cinema e Educação, de Roseli Pereira Silva (Editora Cortez)


(Fonte: guia prático do ensino fundamental)







4 comentários:

  1. Ooooi minha fofa!

    Vi seu comentário no meu blog e amei de coração!
    E que post SHOW foi esse sobre o cineminha hein?
    Não vejo a hora do ano letivo começar, esse roteiro vai ser de bastante ajuda!

    Mil beijos!
    Tia Nescau
    http://tianescau.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visitinha Tia Nescal!!!

    ResponderExcluir
  3. Fofaaa, voltei com uma notícia que você vai adorar!
    Tem um selinho pra você no meu blog!
    Passa lá!

    Beijão!
    http://tianescau.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ôoo minha linda, você sumiu? :(
    Quando voltar vai ter um ataque porque tenho mais DOIS selinhos pra você!

    Dá uma passadinha no meu blog :D

    Beijos!
    http://tianescau.blogspot.com/

    ResponderExcluir